Aqui fica um artigo muito interessante e útil para aqueles que adoram animais, mas que por causa de alergias pensam que não podem ter um.
"Obama e sua mulher, Michelle, estavam preocupados em escolher um animal que pudesse conviver com sua filha mais velha, Malia, de 10 anos, alérgica a cachorros, e por isso procuravam uma raça que evitasse reações. Especialistas dizem, entretanto, que não há uma raça hipoalergênica, que não cause nenhuma reação alérgica – apenas algumas mais recomendadas a pessoas alérgicas que querem ter um animal.
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, não é o pelo que causa a alergia, mas sim descamação de células da pele, e também secreções, como saliva e suor. Mas animais com pelos mais longos tendem a agravar as reações e os problemas respiratórios porque acumulam mais pó em seus pelos ou produzem uma maior quantidade de células descamadas. Mas o fator fundamental para decidir se um cão é melhor ou pior para os alérgicos é a frequência de troca da pelagem.
Existem alguns animais que, por trocarem de pelo com uma frequência maior, diminuem a probabilidade de causar reações alérgicas – e o cão d'água português é um deles. A partir de informações do Kennel Club, que agrega criadores de todas as raças de cães, ÉPOCA elaborou uma lista com outros nove cães indicados para quem tem alergia. É importante, na hora de escolher um animal, levar em consideração também o comportamento típico da raça, e não apenas sua característica hipoalergênica.
Raças:
Bedlington terrier - Originário da Inglaterra, pode medir de 33 a 43 centímetros. É obediente e um ótimo cão de companhia. Por conta da pelagem, normalmente é descrito como parecida com a de ovelhas.
Bichon frisé - Natural da França, possui uma pelagem branca crespa parecida com a do poodle e sua altura varia entre 20 e 30 centímetros. Foi muito popular entre a nobreza, principalmente a italiana.
Cão d'água português - A raça escolhida pela família Obama é forte e esportiva. Com altura variando entre 40 e 56 centímetros, a raça foi usada por portugueses como cachorro de pesca. Hoje, não é uma raça muito disseminada.
Cristado chinês - Apesar do chinês no nome a origem dessa raça é incerta. Animais muito parecidos são encontrados também no Peru e no México. Já foi usado como caçador de ratos em navios e sua altura varia entre 23 e 33 centímetros. O cachorro Elwood, eleito o cão mais feio do mundo, nasceu de uma mistura de cristado chinês com chiuaua.
Kerry blue terrier - Esse terrier irlandês tem como principais características físicas a pelagem azul e a cabeça quadrada. É famosa também a tosagem que lhe deixa com uma "barba" azulada. Mede entre 44 e 50 centímetros e, como outros terriers, precisa de exercícios diários.
Maltês - Da mesma família do bichon frisé, tem pelos longos e sedosos e é um pouco menor que seus primos crespos: seu tamanho varia entre 20 e 25 centímetros. É uma raça antiga e ao longo da história esteve ligada à nobreza, desde o império romano, e foi criada por rainhas famosas como Maria Antonieta, da França, e Vitória, da Inglaterra.
Schnauzer - Existem três tipo de schnauzer, o mais antigo é o standard (45 a 50 centímetros), a partir do qual foram desenvolvidos o schnauzer anão (30 a 35 centímetros) e o schnauzer gigante ( 60 a 70 centímetros). Essa raça alemã é muito inteligente e as três divisões são tidas como hipoalergênicas.
Soft coated wheaten terrier - É um terrier irlandês de pelo macio cor de trigo (de onde vem o nome "soft coated", que pode ser traduzido literalmente como "revestimento macio"), com um porte médio (40 a 48 centímetro) e robusto. Como a maioria dos terriers, precisa de espaço e exercícios diários.
Spaniel d´água irlandês - Muito usado para a caça de patos e outras aves aquáticas, essa raça atingiu seu ápice de populariedade no período entre-guerras e quase desapareceu após a Segunda Guerra Mundial. Sua altura varia entre 50 e 60 centímetros e seu porte é robusto.
Pelado mexicano - Essa raça, de mais de 3 mil anos de existência, é natural da América Central e hoje é considerado o cão nacional do México. Na mitologia dos astecas, esses animais, conhecidos como xoloitzcuintli, eram os responsáveis por conduzir seus donos ao mundo dos espíritos. Os animais medem de 28 a 31 centímetros. O governo do México chegou a oferecer um animal da raça para a família Obama, mas a primeira-família americana optou por outro animal."
Ver artigo na integra AQUI.
Amigos dos animais
ABRA - Associação Bracarense dos Amigos dos Animais
ANIFEIRA - Associação dos Amigos dos Animais de Feira
Associação dos Amigos dos Animais de Espinho
Bianca - Associação de protecção aos animais sem lar do conselho de Sesimbra
Blog Amigos dos animais do Porto
Cantinho de Animais Abandonados de Viseu
Desprotegidos - Associação de Animais em Risco
Liga Portuguesa dos Direitos do Animal
Núcleo de Apoio aos Animais Abandonados
Núcleo de apoio aos animais abandonados de Sintra
Projecto de Ajuda Alimentar Animal
Refúgio das patinhas - Paredes/Penafiel
Sejam sensiveis, salvem vidas!
"Linkaram-me"
Bem Vindos ao Inferno da diabinha e tal...
Diário de uma futura eng.ª alimentar
Forever two - delírios de uma escorpiana
Muktilândia: Cantinho dos Ronrons
NicasS - "Outras coisas mais..."
O grito silencioso das palavras