"Esta é a história do Duque.
Em Setembro de 2007 foi abandonado na zona expo, deveria ter cerca de 9 meses. Circulava há já uns dias pela zona, desorientado, quando finalmente a carroça da camara chegou. Já estavam com os laços em punho quando o sem-abrigo J.R. agarrou nele e disse: «não o levem, o cão é meu!»
O Duque foi assim salvo. O indigente, que mal tem meios para si próprio, não foi capaz de deixar o jovem cão novamente desorientado. Nem foi preciso uma trela, o grande cachorro segui-o cegamente.
Assim começou uma grande amizade. Faziam companhia um ao outro nas caminhadas diárias na procura de uns trocos.
Quando os conheci, J.R. estava a pedir dinheiro no Metro de Lisboa. Como não tenho hábito de o fazer, ofereci-lhe em alternativa uma sandes de carne para o almoço. Aceitou de bom grado, tirou a carne para dar ao Duque e comeu o pão. O gesto tocou-me. Decidi então ajudar o animal no que pudesse, já que o rapaz tinha de se preocupar na sua própria sobrevivência.
Com apoio de outras pessoas, o cão passou a ter ração sempre que precisava, foi vacinado e desparasitado, demos um açaime e foi encaminhado para ser chipado (desta vez pago pelo dono).
O J.R. passou assim a ter um companheiro «com tudo em ordem», para que a segurança do Metro não implicasse com a presença do animal. Um companheiro cuja presença ele não dispensava, nem dava mão. Tudo parecia bem...
J.R. tem um defeito. Talvez o motivo pelo qual está na situação presente. O meu objectivo era e é ajudar o animal, e não tentar saber da vida alheia. J.R. é viciado em droga. Apesar de estar «controlado», todas as manhãs vai ao centro de metadona. Nestas alturas, é-lhe dificil controlar o animal a 100%. No entanto, o Duque caminha calmamente ao lado dele, sereno de si, sem criar problemas.
Dia 8 de Janeiro de 2008, na baixa lisboeta, a policia tenat apreender J.R.. Desconheço os motivos, mas quando foi algemado, o cão tentou defender o dono com uma atitude agressiva para os agentes, o que lhe deu bilhete directo para Monsanto.
Quem conhece o canil camarário, sabe que o Duque não está num hotel. Está de quarentena e é provável que saia com registo de «cão perigoso». Exigiram ao indigente 100€ para reaver o animal.
Quem o salvou uma vez do canil, não pode salvá-lo a segunda vez. Viu-se assim, com as lágrimas escorridas, obrigado a desistir do seu companheiro.
O Duque é um cão novo, bem comportado e sociável. É de porte grande, e por ter cores parecidas com o Rottweiller, é discriminado por quem passa.
O DUQUE NÃO MERECE
POR FAVOR, AJUDE-NOS A SALVAR O DUQUE
O objectivo não é devolver o Duque ao sem-abrigo, pois temos noção de que não tem condições para manter um cão com ele. Aquilo não é vida para o Duque, mas o canil, é morte certa...
Por favor, quem tenha um cantinho para dar mais uma oporturnidade ao Duque, contacte o canil, ou aqui se tiver soluções..."
Amigos dos animais
ABRA - Associação Bracarense dos Amigos dos Animais
ANIFEIRA - Associação dos Amigos dos Animais de Feira
Associação dos Amigos dos Animais de Espinho
Bianca - Associação de protecção aos animais sem lar do conselho de Sesimbra
Blog Amigos dos animais do Porto
Cantinho de Animais Abandonados de Viseu
Desprotegidos - Associação de Animais em Risco
Liga Portuguesa dos Direitos do Animal
Núcleo de Apoio aos Animais Abandonados
Núcleo de apoio aos animais abandonados de Sintra
Projecto de Ajuda Alimentar Animal
Refúgio das patinhas - Paredes/Penafiel
Sejam sensiveis, salvem vidas!
"Linkaram-me"
Bem Vindos ao Inferno da diabinha e tal...
Diário de uma futura eng.ª alimentar
Forever two - delírios de uma escorpiana
Muktilândia: Cantinho dos Ronrons
NicasS - "Outras coisas mais..."
O grito silencioso das palavras